Como ser livre no seu relacionamento
Será que é possível ter um namoro ou casamento que não seja o tempo todo atormentado por ciúmes, egoísmo e brigas? Será que é possível iniciar um relacionamento em que eu possa me sentir livre dessas coisas?
Hoje quero falar sobre liberdade nos relacionamentos. E para isso vamos usar alguns dos princípios sobre relacionamento que encontramos em um dos meus capítulos favoritos da Bíblia, quando falamos de namoro ou de casamento, que é Gálatas 5.
Foi para a liberdade que Cristo os libertou, portanto permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1
Este texto nos mostra que Cristo nos libertou para a liberdade. Para uma vida livre, sem amarras, sem medo, sem culpa, sem ansiedade, sem nenhuma forma de escravidão. Somos perdoados. Não há condenação sobre a nossa vida, nem mesmo quando pecamos.
Como ser completamente livre
Se você crer em Jesus, que Ele morreu e ressuscitou dentre os mortos e está assentado à direita de Deus. Você está justificado, e ser justificado é ser considerado justo, como se nunca tivesse pecado na vida, puro, santo. Você é totalmente livre.
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1
Cristo nos libertou para sermos livres. Viver a liberdade é uma decisão que você precisa fazer. Não se deixe submeter a um jugo de escravidão novamente.
Existem alguns pensamentos que querem te escravizar e roubar a liberdade que Cristo te deu, sem você saber. Vou listar alguns deles, preste atenção. Conheça o que a Palavra diz e fuja deles!
1 – “Você precisa encontrar a pessoa certa”
Você é livre. Você pode escolher. O Espírito Santo te ajuda!
Mas… existem pessoas erradas.
Pessoas com propósito completamente diferente, com um caráter, princípios e valores diferentes do seu. Pessoas que não compartilham aquilo que é o mais importante para você, por exemplo, seu amor por Deus. Fuja dessas pessoas!
O Espírito Santo te ajuda! Peça ajuda para Ele, ouça a sua voz, Ele fala com você.
2 – “Você precisa testar várias pessoas até encontrar a ideal”
Namorar para testar te leva à escravidão. Primeiro porque torna o relacionamento descartável, do tipo “Se você não me agradar, tô fora!” e também porque não há sinceridade, pois você não agirá como você mesmo, pois precisa ser quem o outro quer.
Nesse tipo de relacionamento não existe amor verdadeiro, pois ele é completamente egoísta. O egoísmo é o oposto do amor. Enquanto houver paixão, o casal fica junto, quando o sentimento acaba, ele se separa.
3 – “Você precisa estar apaixonado para começar a namorar.”
Você pode estar apaixonado antes de começar a namorar, mas você não precisa disso. Você é livre para decidir.
Pode ser que o rapaz peça a moça em namoro, e o cara é tudo o que ela quis (Homem de Deus, com propósito, boa aparência, trabalhador, responsável, bom caráter…) mas ela não quer porque não está se sentindo apaixonada por ele. Bobagem!
O sentimento da paixão te deixa cego, e ele é passageiro, depois, o que fica é o amor, que é a decisão e o compromisso que você estabeleceu. Seu casamento não vai ser melhor porque você estava apaixonado quando começou a namorar, pelo contrário, ele pode ser prejudicado por decisões ruins que vocês tomaram quando estavam cegos pela paixão.
Você é livre para tomar a decisão de namorar e casar com quem você não está apaixonado, assim como você é livre para não namorar e não casar com quem você está apaixonado. Você pode decidir isso.
4 – “O meu namorado(a) me faz muito feliz”
Este pensamento tem aparência de ser algo bom, mas carrega um peso que te leva à escravidão.
As pessoas não sabem o que é felicidade e buscam na outra pessoa (no namoro ou até no casamento), até o dia que percebem que aquela pessoa não o faz feliz, ou parou de fazer isso, e por isso terminam o namoro ou casamento!
A busca pela felicidade é uma escravidão, pois é um vazio sem fim que nunca será preenchido pela outra pessoa ou com coisas!
A verdadeira felicidade está em Deus e você pode se satisfazer e ser feliz com a Palavra do Senhor, isso liberta. Namoro não satisfaz a sua alma e (acredite!) nem o sexo satisfaz!
O que faz um relacionamento ser realmente bom
Veja isso: Tudo o que faz bem para um relacionamento e traz alegria e paz são frutos do Espírito.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gálatas 5:22-25
E o contrário também é verdadeiro, tudo o que destrói um relacionamento é obra da carne.
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:19-21
Por isso entenda logo: A vida pelo Espírito traz liberdade!
Estou na graça posso fazer qualquer coisa? SIM! Mas…
“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. 1 Corintios 6:12
Se você faz sexo com a sua namorada é porque você já é escravo dos seus desejos. Isso não é liberdade.
Este capitulo de Gálatas 5 nos mostra que o que nos escraviza são os desejos da carne, seja pelas regras que colocamos para tentar controlar esses desejos ou pela própria consequência do que estes desejos da carne nos levam a fazer.
Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gálatas 5:19-25
Frutos são resultados
As obras da carne são frutos… uma macieira não se esforça para produzir maçãs. Se você vive pela carne, vai produzir as obras da carne: egoísmo, ciúmes, ira, imoralidade, discórdia… tudo o que é ruim para um relacionamento!
Os frutos do Espírito são frutos também. Mas esses trazem liberdade. Se você vive um relacionamento com Deus e deixa o Espírito Santo fluir em você, você vai ser cheio de amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade… tudo o que é bom para um relacionamento! E o melhor é que isso será natural!
Vivam pelo espírito e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Resumindo: O que você alimenta cresce
Se você alimentar mais a sua carne, seus desejos e sentimentos, com filmes, séries, livros de auto-ajuda, alguns vídeos da internet sobre relacionamentos que não são baseados na Palavra de Deus… a sua carne ganha força, e é ela que vai se manifestar.
Se você alimentar todos os dias o seu espírito, com tempo de oração, relacionamento com Deus, leitura da Palavra, ouvir pregações… o seu espírito ganha força e deixará que o Espírito Santo manifeste em você com os seus maravilhosos frutos, te dando liberdade e um relacionamento maravilhoso.
Você escolhe!
Fique na paz! Um grande abraço,
Raul Sindlinger
Está noivo ou namorando e quer conhecer o que a Bíblia fala sobre o casamento?
Participe do Curso de Noivos Online Do Inicio ao Sim.