Por que namoramos? Por que noivamos? Por que casamos?

O namoro não é um fim em si mesmo. Ele é um tempo de preparo para algo concebido por Deus com carinho desde a criação do mundo para cumprir um papel importante em Seu plano para a nossa vida: o CASAMENTO. O namoro e o noivado são o preparo para o casamento.

O casamento foi criado por Deus

Em primeiro lugar, precisamos saber que foi Deus quem criou o casamento. Não é uma instituição da nossa cultura, do nosso país ou uma imposição religiosa. Deus criou o homem, e depois a mulher sob medida para o ele, como uma auxiliadora que lhe corresponda. Depois de cria-la, Ele os uniu, tornando os dois uma só carne. Esta união é tão profunda que Deus já não os vê individualmente. Para Ele os dois são um. (Gn 2.18 e 2.24)
Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Gênesis 2:18
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Gênesis 2:24
Ainda em Gênesis podemos descobrir um dos propósitos do casamento: reinar sobre a criação. Isso através das ferramentas dadas por Deus para isso: “frutificar e multiplicar”, “encher e sujeitar a Terra” e “dominar sobre a criação” – sobre o mar, sobre o céu e sobre a terra (Gn 1. 27-28). Desta forma exercemos o propósito de Deus de governar sobre as obras de Deus (exercer a função de reis) e ter comunhão com Deus (exercer a função de sacerdotes). (Ap 1:5-6)
Malaquias 2.15 nos mostra outro propósito de Deus em tornar os dois em um só. Deus deseja que através do casamento, seus filhos tenham uma descendência consagrada. Filhos que sejam prósperos, poderosos, consagrados, íntegros e abençoados.

O casamento é uma mensagem profética

O casamento é  também uma mensagem profética clara e visível para toda a Terra do relacionamento entre Cristo e a Igreja. Várias vezes Deus usa o casamento para explicar o quanto Ele nos ama, o quanto quer estar perto e qual é o Seu propósito para com o Seu povo, a Sua Igreja, a Sua Noiva. Por outro lado, o relacionamento entre Cristo e a Igreja é o modelo fundamental para o casamento (Ef 5.22-33).
Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela
para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,
e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,
pois somos membros do seu corpo.
“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja.
Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efésios 5:22-33
Através desse modelo, podemos saber quais são os papéis de cada um no casamento, qual a intensidade e a profundidade do amor do marido pela esposa e como a esposa demonstra honra e sujeição ao marido. Este modelo é lindo!

Deus ama o casamento

Deus ainda nos dá outros ensinamentos que mostram que a ideia de Deus ao criar o casamento é maravilhosa:
– Se duas pessoas estiverem juntas em nome de Jesus, ele confirma a presença! (Mt 18:20);
– Se o casal estiver em unidade e pedir algo, Deus faz! (Mt 18:19)
– O casal dormindo junto se aquece (Ec 4.11);
– Se um cair, o outro ajuda a levantar (Ec 4.10);
– É melhor serem dois do que um (Ec 4.9);
– A recompensa do trabalho de duas pessoas que trabalham juntos é maior do que a soma do trabalho dos dois (Ec. 4.9);
– Sozinhos somos derrotados facilmente, mas em dois somos mais fortes (Ec. 4.12).

Fiquem na PAZ!

Raul Cesar Sindlinger

Está noivo ou namorando e quer conhecer o que a Bíblia fala sobre o casamento?
Participe do Curso de Noivos Online Do Inicio ao Sim.

Clique aqui e saiba mais!

Photo by Naveen Kumar on Unsplash

Posts recomendados