Como decidir com quem namorar? Pode ser alguém que não seja cristão?

Para quem está pirando a cabeça para encontrar alguém para namorar e casar, tem um texto lá do início da Bíblia que nos ajuda a clarear este assunto:

“E disse Deus: ‘Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.’” Gênesis 2.18.

Três pontos interessantíssimos deste texto nos trazem a orientação de qual é a pessoa qualificada para ser a(o) nossa(o) esposa(o):

1. A iniciativa foi de Deus

Após Deus criar a Terra e tudo o que há nela, Ele mesmo avaliou cada uma destas coisas e todas tiveram o mesmo veredicto: “e Deus viu que era bom”!

Mas teve algo que Deus falou “não é bom…” que era o fato de o homem estar só, pois esta parte não estava completa ainda. Adão não estava procurando uma esposa, mas o próprio Deus viu a necessidade dele e tomou a iniciativa e fez para ele uma esposa sob medida.
Quando colocamos o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar em nossas vidas, todas as outras coisas nos serão acrescentadas! Deus toma a iniciativa de preparar a nossa auxiliadora. Ele fez isso com Adão e com tantos outros, e quer fazer com você também.

“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.” Salmos 37:4;

“Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor”. Provérbios 19:14.

Não que exista uma única pessoa no mundo destinada a você (falamos sobre isto no último post), mas o Espírito Santo participa desta escolha e te ensina todas as coisas, inclusive isto.

2. Uma auxiliadora

Deus fez para Adão uma auxiliadora. Uma auxiliadora tem o mesmo propósito, trabalha junto, segue para o mesmo alvo. As conquistas de um são as conquistas do casal. Ela deve ser amiga, companheira e confiável.

3. Que lhe seja idônea

Idoneidade fala sobre fidelidade, capacidade e competência. Isto significa que a esposa não é alguém de menor importância no cumprimento do propósito e sim alguém que o acompanhe com competência e fidelidade.

“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? “ 2 Coríntios 6. 14.

Se a pessoa não for cristã, não compartilhar a fé com a mesma intensidade que você, não se iluda. Ela não vai ser tua auxiliadora e nem será idônea, pois não caminha para o mesmo alvo, por mais linda e simpática que seja. Casar com alguém significa compartilhar seu Deus (ou seus deuses), hábitos, princípios, valores, projetos, sonhos, etc.

Se Deus é o primeiro em sua vida, como você poderá casar com alguém que não compartilha daquilo que é o mais importante na sua vida?

Deus em primeiro lugar

Coloque como primeiro critério para a escolha: uma pessoa que busque a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento. E que, junto com você, alcance o propósito de Deus para a sua vida e viva aquilo que Deus preparou para vocês.

Moça: Escolha um rapaz que seja um homem de Deus, que possa ser o sacerdote do seu lar e te conduzir em vitória, crescendo, conquistando e prosperando, conforme o propósito e as bênçãos de Deus. Um homem que te ame como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela! Assim como não foi a Igreja que procurou um noivo e encontrou à Cristo, mas Ele que tomou a iniciativa, seja prudente e aguarde que o seu futuro marido venha ao seu encontro.

Rapaz: Escolha uma moça que seja uma mulher de Deus, que ore por você, te apoie, conquiste junto, te auxilie, te honre e te respeite como a Igreja à Cristo. Uma mulher que vá se entregar a você como a Igreja à Cristo: santificada pelo sangue de Jesus! Assim como não foi a igreja que procurou um noivo e encontrou à Cristo, mas Ele que tomou a iniciativa, você precisará tomar a iniciativa, não espere que ela venha te pedir em namoro!

Fiquem na paz!

Raul Sindlinger

Está noivo ou namorando e quer conhecer o que a Bíblia fala sobre o casamento?
Participe do Curso de Noivos Online Do Inicio ao Sim.

Clique aqui e saiba mais!

Photo by Toa Heftiba on Unsplash

Posts recomendados